Por que fazer terapia, psicoterapia e análise?
- Telma Diniz

- 13 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 24 de abr. de 2024
O ser humano, em sua história, primeiro pensou-se dominado por deuses que eram as forças da Natureza, como raios e trovões.
Passado o tempo, construindo a civilização, chegou ao lugar de pensar-se tomado em maior parte pela razão.
Quando a ciência começa a explicar os fenômenos da Natureza, coloca-se tomado pela razão, e imagina-se um ser humano apartado dessa mesma Natureza.
O momento histórico que vivemos hoje, com o fim da ideia de sermos somente seres de razão, faz-nos perceber que habitamos um corpo integral com afetos que nos afetam consciente e inconscientemente.
Os sintomas são tentativas ineficazes de resoluções de traumas e eventos da própria história pessoal, ou mesmo da coletividade, sendo que os transtornos mentais são tudo aquilo que nos afeta.
O aparelho psíquico funciona em pequena parte no modo consciente, sendo que sua maior parte está em funcionamento inconsciente.
Nosso aparelho psíquico engloba o corpo como um todo e executa mecanismos conscientes e inconscientes. Assim, funcionando ora consciente, como quando acordados na vigília, ora inconsciente como nas horas de sono, sem saber porque sonha o que sonha. Em diversos momentos estando acordados, ocorrem erupções do inconsciente no consciente. Os atos falhos, quando falamos algo totalmente inesperado - como chamar uma pessoa pelo nome de outra pessoa - é um exemplo.
Nosso desenvolvimento cognitivo, desde a infância até o idoso, realiza aquisições de saber e de aprendizagem em todas as épocas da vida.
Aprendemos muitas coisas desde que nascemos, mas os afetos que nos afetam ficam em grande parte ocultos, e revelam-se também nos sintomas incômodos que borbulham como vulcões, e o tratamento psicológico realiza o alívio para cada um dos sintomas instalados a partir de conflitos existenciais, de sobrevivência e de convivência.
A Terapia é a modalidade que ocorre entre qualquer profissional de saúde e seu paciente, com qualquer técnica utilizada no tratamento. Por exemplo: médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos etc.
As Psicoterapias ocorrem exclusivamente entre os profissionais de saúde mental e seus pacientes, também através de diversas técnicas psicológicas existentes para tratamentos.
E a Análise é o efeito da técnica da psicanálise com o paciente. O paciente fala livremente, produz o tempo todo associações livres numa fala consciente, e dá ao mesmo tempo acesso aos atos e aos saberes que estão no inconsciente. O profissional como analista, o psicanalista, realiza as intervenções necessárias produzindo o tratamento, revelando o inconsciente ao consciente.
As modalidades de terapia, psicoterapia e análise proporcionam o alívio aos sintomas no mal-estar, e assim, o alívio chega para cada ser humano.
Ao se dar um novo lugar no mundo, o ser humano, apropriado de si mesmo e no convívio com as demandas diante dos outros e das Culturas, consegue seguir em frente sem maiores sofrimentos. Inscreve-se em um novo lugar e passa a se ver parte integrante da Natureza e do laço social.
