top of page

Ansiedade e depressão

  • Foto do escritor: Telma Diniz
    Telma Diniz
  • 10 de mai. de 2024
  • 4 min de leitura

Hoje temos acesso a muitos saberes na palma da mão. Isso é incrível!

A tecnologia nos trouxe uma nova vida social e novas oportunidades. Existem conteúdos que são sérios, válidos, mas existem outros que são coletâneas de suposições, mentiras, zombarias - e claro - as "teorias de conspiração”.

Veja, o mundo hoje está entre o real e o virtual.

Os conteúdos que já existem no real vão aparecer no virtual.

A diferença é que agora temos acesso a muitas coisas que antes não tínhamos chance de saber, e da forma mais simples possível: na palma da mão com o smartphone.

No Brasil temos mais aparelhos celulares em uso que habitantes. Isso mostra o quanto os brasileiros se tornaram conectados em sua grande maioria.

Esse enorme número de informações válidas, de saberes que nos melhoram, assim como também tudo que é escrito que não é válido, mudou totalmente nossas vidas e as sociedades no mundo.

Sabe-se hoje que o brasileiro é um povo muito ansioso, desde o século passado. A pandemia do Covid19, no século 21, agravou o que já existia.

O fato mais curioso de tudo isso, é que ainda somos ignorantes de nossas próprias emoções. Ignoramos como é o nosso funcionamento psíquico: quase sou um desconhecido para mim mesmo!

Vivemos um fenômeno em que é mais fácil ver parcialmente como o outro funciona, do que saber como eu funciono! E mais ainda, porquê e para quê eu funciono desse jeito?

Vivo muitas vezes em sofrimento porque a vida em sociedade é difícil.

A menor célula dessa sociedade é a família, mas somos indivíduos ignorantes do próprio funcionamento psíquico. Diante disso, a ansiedade e a depressão surgem como sintomas e sofrimentos para muitos indivíduos.

Temos que começar por 3 afirmativas válidas: 1) A sociedade nos cobra sermos civilizados, e se não formos, as leis da constituição federal nos punem; 2) O aparelho psíquico em seu próprio funcionamento nos dá um lugar no mundo; 3) A sociedade também é hipócrita e preconceituosa em cobranças indevidas; por exemplo: fofocas, racismos, conflitos, demandas de cobranças, etc.

Então, a ansiedade e a depressão não são só adoecimentos que aparecem no corpo, elas são também aspectos da minha ignorância sobre o que aconteceu na minha própria história de vida.

O que fez surgir a ansiedade? E a depressão? Assinalo que todos os outros adoecimentos físicos e mentais tem suas origens a serem investigadas.

Quando são adoecimentos físicos, a medicina nos acolhe. Quando são mentais, a psicologia nos acolhe.

Às vezes a doença física nos leva ao tratamento psicológico e vice-versa.

Então, o que é ansiedade?

É um sofrimento que se sente. Temos afetos, emoções e sentimentos. A ansiedade nasceu de conflitos que são ignorados por mim. É uma resposta de adoecimento que nos faz sentir o terrível mal-estar provocado cada vez que ela aparece.

Alguns autores, ou psiquiatras, vão dizer atualmente que existe ansiedade saudável - eu nomeio isso de expectativa - para diferenciar em que momento a ansiedade se tornou adoecimento. Passado o limite das expectativas, em algum momento se transformam em transtorno de ansiedade.

Existem crianças hoje que já ultrapassaram esse limite e são diagnosticadas com transtorno de ansiedade, mas quando estão saudáveis as vemos felizes, pulando e brincando, com as expectativas dos acontecimentos no presente e futuro próximo. Claro que existem expectativas que são ruins, vocês já sabem que a vida é difícil e as crianças passam pelo mesmo.

Podemos aprender a tornar a vida fácil, mas com muito esforço, porque estamos em uma sociedade geradora de muita ansiedade, nos faltando discernimento do que fazer.

O medo é um sentimento que nasce conosco e precisamos dele para ter um pleno desenvolvimento como ser humano.

Em alguns momentos o excesso de medo fica difuso e não conseguimos mais saber do que temos medo. Esse imenso volume se transforma em ansiedade difusa, e/ou fobias, para em seguida se tornar algo que adoece.

Fala-se muito hoje sobre a ansiedade no corpo, como a inquietação, a respiração curta ou acelerada, os pensamentos de preocupação com o futuro, os pensamentos acelerados, o deslocamento temporal para o futuro e que não se vive mais no presente, etc, mas pode haver agravamento progressivo de tudo isso de forma generalizada e a ansiedade passa a ser uma realidade no dia a dia.

Medicações ajudam, mas não curam. Melhoram,  mas é preciso desmontar as causas da ansiedade.

E a depressão, o que é?

É um vazio que se instala no corpo e no aparelho psíquico. A depressão deprime até a química do cérebro, podendo até modificá-lo com diminuição de química cerebral. A medicação aqui reequilibra o funcionamento cerebral, mas tudo aquilo que for dos comportamentos, dos conflitos, dos afetos bons e ruins, o remédio não consegue alinhar.

E são as psicoterapias que vão tratar essa parte.

A psicanálise instaura, pela palavra, as construções de saídas para todas as ciladas que os transtornos significam para cada pessoa. Sim, no plural, porque são alguns tipos psiquiátricos que existem no capítulo das depressões e das ansiedades. Sem esquecer que há outros transtornos além desses.

É importante saber que o transtorno de ansiedade vivenciado por anos a fio pode se transformar em algum tipo de depressão.

Tratar as ansiedades pode prevenir alguns dos tipos de depressão.

Você sofre de ansiedade e/ou depressão?

Não sofra sozinho, será preciso procurar ajuda.

Faça tratamento psicológico, e caso necessário, psiquiátrico também.

 
 

Onde me encontrar:

©2024

  • Whatsapp

Psicóloga Telma Diniz de Mello - CRP 16/689

Tel: (27) 99951-2860

bottom of page